quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

99 - Hot Fusca no MS

Primeiro carro na Hot-Fusca



        O inicio de 99 estava bem dificil para a familia, um ladrao invadiu nossa casa pela manha e meu pai acabou levando um tiro, as coisas ficaram piores quando depois de 2 meses ele ficou sabendo que possuia hepatite C. Não via nenhuma opção para pilotar naquele ano, então surgiu a idéia de andar na Hot-Fusca em Campo Grande, um campeonato na terra com fuscas preparados, era uma novidade para mim, nunca havia pilotado um carro com marcha. Fiquei animado, isso seria muito bom para meu pai, para alegrá-lo um pouco, pois o clima na familia não era dos melhores.
                 Conhecemos um preparador chamado Moacir, ele tinha um fusca para vender e fazer a assessoria de pista. Não ia ter muitos custos para não trazer mais problemas na familia. As corridas aconteciam em Campo Grande / MS no Autódromo Vécio Barbosa, localizado no bairro Otávio Pécora.  Na minha primeira corrida senti muita dificuldade, não me acertava com as marchas, o estilo de guiada era totalmento diferente, o carro escorregava muito por causa de ser na terra, acabei não terminando por problemas mecânicos.




Segunda pintura no mesmo carro



                   Meu pai procurou outro preparador, um conhecido dele indicou o Faracco, um bom preparador que entendia bastante de motor de fusca. O carro foi todo refeito, colocamos pneus proprios para a terra de competição, o chassis foi reforçado, o motor foi todo preparado, cambio com engrenagens novas, em fim, era um outro carro. Foi para a etapa, ainda tinha dificuldades, era uma tocada totalmente nova para mim, o carro nao se parava só com o freio que nem no kart, era preciso usar freio a motor, mas nao podia se forçar tanto, foi um aprendizado. O equipamento estava melhor, o motor era um canhão, respondia bem nas saidas de curva. A corrida era composta de 2 baterias, na primeira terminei em 5º lugar e na segunda não terminei. Terminei a etapa confiante, sabia que estava começando a andar bem e na proxima etapa iria andar melhor, tinha o problema que não havia como treinar, somente nos finais de semana da corrida, isso impedia o meu crescimento.



Primeira vitória na Hot-Fusca




                 O campeonato da terra possui um outro espirito, o clima de amizade é muito forte, existe sim o lado competitivo, mas as equipes se ajudam mais, a vitória é decidida na pista mesmo. Fizemos mais alguns ajustes e não via a hora de ir para a etapa, estava bem confiante e mais a vontade com o carro e o estilo de tocada.
                A cada treino da etapa, meu tempo baixava cada vez mais, já estava no mesmo segundo do mais rápido, que era o Jeferson Vasconcelos, outro filho do meu antigo preparador do kart. Na tomada de tempo fiz o 3º tempo bem próximo da pole position. Antes da largada fiquei nervoso, quando se tem chances de vencer a coisa muda, a adrenalina é maior. Larguei bem e fui para cima, assumi a segunda posição de fui para cima do líder, comecei a forçar para cima, até que consegui a ultrapassagem, mantive um ritmo forte e venci a bateria, comemorei muito, estava andando muito bem, estava me sentindo bem a vontade, ja tinha me acostumado com o novo estilo de tocada. Na segunda bateria estava largando na pole, novamente o nervosismo apareceu, mesmo ali onde a competição era quase entra amigos, mas existe uma frase : "Corridas são corridas". Larguei bem, mative a ponta, me mantive em primeiro mais da metade da corrida, quando tive problemas mecanicos e tive que abandonar. No somatório das baterias terminei em 3º lugar, estava satisfeito, estava competitivo, fiz uma boa evolução.




Novo carro da Hot-Fusca



                     Meu chassis na última etapa sofreu uma quebra, tinha que comprar um novo chassis, achamos um chassis em bom estado e fizemos a preparação dele, o motor foi revisado, na pintura busquei me basear no meu capacete, o carro ficou um espetáculo, bem feito, com uma mecânica totalmente nova, meu pai estava bem empolgado, estava distraindo ele bastante.
Fui para a etapa, nos treinos ja sentia a diferença do equipamento, o carro era bem mais rapido de curva, tinha mais frente. Na tomada de tempo meu carro estava perfeito e marquei o melhor tempo, o carro estava muito bom. Para a primeira bateria estava calmo, sabia que meu equipamento estava bem acertado, era só ter paciência. Larguei bem e abri uma boa diferença, venci a primeira bateria. Na segunda larguei bem novamente e uma boa distancia, nao sofri pressao de ninguém, mas tive problemas mecânicos e abandonei. Na somatória terminei em 3º lugar. Estava mais uma vez satisfeito, mas merecia aquela vitória, o clima era de amizade sem cobranças, estava feliz, estava ali para me divertir.

Podio da última etapa



                O campeonato estava terminando, foi uma ótima experiência, um ambiente muito familiar, com pessoas humildes, de boa índole, sou muito feliz em ter disputado. Meu preparador fez os reparos necessários, nos treinos se apresentou muito rápido novamente, ele tinha um ótimo acerto, fui o mais rápido. Na tomada de tempo, acertei uma ótima volta, um dos melhores tempos da temporada, fiz a pole position com uma boa vantagem sobre o segundo colocado. Na primeira bateria não larguei bem e perdi a ponta, fui atrás e assumi novamente, mantive um ritmo forte sem cometer erros e venci a bateria. Na bateria seguinte larguei bem e abri uma boa vantagem, quando parecia que finalmente iria obter meu primeiro podio em 1º lugar, tive uma falha mecânica e abandonei a corrida, foi até engraçado, novamente terminei em 3º lugar.
                Meu pai não gostou nada do que estava acontecendo, terminou com o preparador e decidiu vender o carro, eu estava tranquilo, sabia que estava aprendendo, era um campeonato sem tanto peso, mas também, as falhas mecânicas foram muitas, deixei de vencer 3 corridas e um possível título. Estava novamente afastado do automobilismo e não via nenhuma outra categoria para disputar.














Nenhum comentário:

Postar um comentário