domingo, 11 de dezembro de 2011

97 - O Primeiro Título




                  O ano de 97 começou com minha mudança de categoria. Ingressava na categoria Graduados, onde estavam os principais pilotos do kart. A minha experiencia era muito pouca para estar competindo de igual para igual com eles, mas como tudo na vida é preciso superação. Havia um outro detalhe, meu companheiro de equipe era o filho do chefe da equipe, e tri-campeao estadual, um amigo e quem tinha me ensinado muitas coisas na pista. Mas chegou a hora daquela velha disputa entre professor e aluno. Sabia que minhas condições eram muito inferiores que a dele, mas eu estava muito rapido nos treinos da 1ª etapa e podia surpreender. Fiz um treino classificatorio confiante e consegui a pole - position, ninguem acreditou, aquele menino com apenas 1 ano de kart estava desbancando o melhor piloto do estado do momento. Mas como dizem a alegria de pobre dura pouco, logo meu pai percebeu que a equipe nao ia me querer na frente, e faria, de tudo para o outro piloto.


                 Na corrida prevaleceu a experiencia, o ritmo dele era mais forte, nao acompanhei e terminei em 2º lugar. Começava ali a fazer meu nome, e a definir uma das minhas principais caracteristicas, a de conseguir uma rapida adaptação aos equipamentos.


                 Meus recursos financeiros eram poucos, meu pai buscava em empresas de amigos patrocinio para minha carreia, começava a aprender como era dificil. Mesmo ja tendo vitorias e titulos era muito dificil, mesmo dando um bom retorno de midia, as empresas nao tinham interesse. Em meio as dificuldades, fui disputar o Campeoanto Paulista, na categoria Novatos, celeiro dos melhores pilotos do Brasil. Ali vi o que era realmente o kartismo, quase 30 karts na minha categoria, a diferença de tempo era minima, a pista era tao emborrachada que se podia fazer uma bola de futebol somente em uma curva, a tocada era muito diferente, o nivel tecnico era muito alto. Durmia no caminhao da equipe, ajudava em tudo, nao tinha luxo, estava somente voltado para a competiçao. No treino classificátorio fiz o 7º tempo, um resultado muito alem do esperado. Para a corrida estava muito nervoso, nunca havia disputado com tantos karts, mas depois da largada a adrenalina baixou, e consegui manter um bom ritmo, fazer boas disputas e terminar em 5º lugar, fiquei muito satisfeito, minha familia se sentiu muito orgulhosa, minha equipe ficou muito contente.



               Continuei o ano, comecei a disputar o Campeonato Interestadual de Kart MS/MT , as corridas seriam em conjunto com o Estadual MS em Campo Grande e o Estadual MT em cuiaba, foi um Campeonato em que mantive regular, estava sempre entre os 3 primeiros, nao obtive nenhuma vitoria, mas conquistei o Título, o primeiro da minha carreira, fiquei muito feliz, as disputas em Cuiaba foram muito dificeis, o calor la era infernal.


              O ano terminou, aprendi muita coisa, disputei corridas com grandes campeões, a dificuldade financeira era um grande obstáculo, estava sem equipe, não haviam bons mecanicos disponiveis, o proximo ano seria mais dificil ainda, mas estava com fé que as coisas iriam melhorar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário